As principais características de uma cozinha de estilo brasileiro

      Comentários desativados em As principais características de uma cozinha de estilo brasileiro

Muitas pessoas passam muito tempo em sua cozinha. Não só é a sala onde preparam suas refeições, mas também é freqüentemente um lugar onde as famílias se reúnem. Portanto, é importante escolher um estilo que você goste e que crie um espaço onde você desfrute de passar o tempo. Uma opção é aplicar o estilo brasileiro à sua cozinha. Aqui estão as principais características de uma cozinha no estilo brasileiro.

O que é uma cozinha de estilo brasileiro?

Uma cozinha estilo brasileiro é aquela que se inspira nas paisagens e nas idéias de design do Brasil. A paisagem do Brasil é variada e inclui selvas, rios, cachoeiras, o litoral e montanhas. O estilo brasileiro visa sempre trazer o ar livre para dentro, utilizando materiais naturais, cores que refletem o ambiente e plantas. Há duas abordagens diferentes para usar este estilo em sua casa. A primeira é usar a selva como inspiração, com muitas cores e padrões que estão associados ao tema da selva. A segunda é criar um espaço elegante que seja leve, brilhante e que acrescente apenas toques da natureza à sala. A seguir estão algumas das principais características de uma cozinha de estilo brasileiro.

Materiais

Ao projetar uma cozinha no estilo brasileiro, você deve sempre certificar-se de que os materiais naturais sejam utilizados, pois esta é uma das principais características do estilo de design de interiores brasileiro. De acordo com a casca italiana, o material natural mais importante a ser utilizado é a madeira. Este é normalmente apresentado como o principal material das unidades, mas você também pode usá-lo nos pisos, nas paredes e até mesmo nos tetos. Outros materiais naturais que você pode usar incluem pedra, cerâmica, linho e algodão.

Unidades de cozinha e bancadas

As características de destaque em uma cozinha são as unidades e as bancadas. Escolha as unidades de madeira, embora não importe o tipo ou a cor da madeira que você escolher. Embora a madeira natural seja perfeita, há também a opção de usar unidades pintadas se você estiver adotando a interpretação colorida deste estilo. Verde mudo ou azul com um acabamento fosco funcionam melhor. Você também deve escolher as bancadas de madeira.

Cores

Sua escolha de cores depende de sua interpretação deste estilo. Se você preferir uma abordagem minimalista ao design de interiores, então use branco nas paredes de sua cozinha, pois isso promove uma sensação de espaço e luz na sala. Para manter as coisas simples, acrescente toques de verde ao redor da sala com seu uso de plantas e acessórios. Por outro lado, se você estiver disposto a ser mais arrojado em sua abordagem, você pode ter paredes que mostram uma ou mais cores da paisagem brasileira. Algumas opções incluem qualquer tonalidade de verde, o amarelo do sol, o azul das cachoeiras e dos rios, ou o roxo, rosa e vermelho das flores tropicais.

Padrões

Os padrões são uma característica importante do estilo brasileiro e que você deve incluir em sua cozinha de estilo brasileiro. De acordo com a DM Lights, os padrões botânicos e estampas são os melhores para este tema, portanto, use estampas que apresentem folhas ou flores. Você pode usar padrões em papel de parede em uma parede de características, ou em seus acessórios.

Pisos

Os pisos de madeira são a melhor opção se você estiver tentando aplicar o estilo brasileiro em seu quarto. Se suas tábuas de assoalho estiverem em bom estado, você pode tirá-las, manchá-las ou envernizá-las. Caso contrário, compre pisos de madeira que complementem sua escolha de unidades de cozinha. Outra opção é ter pisos de madeira caiados de branco. Não só os pisos de madeira são esteticamente agradáveis, como também são uma opção prática para a cozinha.

Móveis

Se você tiver uma cozinha grande, então você pode desejar acrescentar uma mesa e cadeiras ou uma pequena área para sentar. Escolha uma mesa e cadeiras de madeira que complementem suas unidades. Se você estiver adicionando uma área para sentar, considere o uso de um sofá em madeira ou bambu com almofadas macias com padrões botânicos que se coordenam com o esquema de cores escolhido.

Plantas

Segundo os Urban Jungle Bloggers, as plantas são um elemento chave do estilo brasileiro, pois isso reflete o ethos de introduzir a natureza no interior de sua casa. O uso das plantas dependerá do espaço que você tiver disponível em sua cozinha. Em cozinhas menores, adicione algumas plantas em vasos, tais como plantas aranha, às bordas das janelas e mesas. Em salas maiores, como um restaurante de cozinha, você pode adicionar grandes vasos de terracota com árvores ornamentais. Outra opção é adicionar alguns cestos pendurados que estão cheios de plantas de arrasto. Isto funciona melhor em cozinhas com tetos altos. Entretanto, é importante que você não pendure as plantas sobre suas áreas de preparação de alimentos.

Acessórios

Adicionar acessórios à sua cozinha ao estilo brasileiro irá personalizar o espaço e criar pontos focais interessantes. É também uma forma de adicionar cor e padrão se você tiver mantido o esquema de cores em suas paredes neutras. Para manter o tema dos materiais naturais, considere ter tigelas e vasos de madeira esculpidos como peças de exposição em sua cozinha. Para adicionar alguma cor às paredes, acrescente uma impressão botânica colorida em uma posição que atraia o olhar através da sala.

Acessórios e Eletrodomésticos

Os aparelhos modernos podem ficar fora do lugar com este estilo, portanto tente mantê-los fora da vista se possível. Mantenha-os em uma despensa ou garagem, se possível. Se você tiver uma nova cozinha equipada, escolha um projeto com aparelhos integrados que estejam escondidos atrás das unidades. Adicionar uma grande pia de porcelana ou cerâmica em vez de uma moderna pia de metal se encaixará no tema dos materiais naturais que você tem ao longo de seu design.

Cozinhas de estilo brasileiro – O Veredicto Final

O estilo brasileiro tem tudo a ver com trazer o exterior para dentro e conectar o interior com a natureza. Portanto, o uso de materiais naturais e cores que se relacionam com a paisagem brasileira é importante. A madeira é a principal característica de uma cozinha de estilo brasileiro, pois é o material utilizado para as unidades, os pisos e quaisquer móveis que você acrescente à sala. O verde é uma cor que você deve tentar incorporar ao design, e o uso de estampas botânicas é importante. A principal forma de acessorizar uma cozinha ao estilo brasileiro é através do uso de plantas.